Talvez alguns de você se recordem do dia 03 de Outubro de 2005, mas para a imensa maioria esta data específica não significa nada.
Neste dia, após ser derrotado na última rodada do torneio de Linares por Veselin Topalov, Kasparov receberia o troféu de campeão do torneio, mas o que ficou marcado foi seu discurso, indicando que aquela partida seria sua última partida oficial de xadrez.
O maior campeão de todos os tempos não voltaria a nos encantar com seus sacrifícios e caretas, nem com suas entrevistas sempre repletas de ''farpas'' e opiniões fortes.
O mundo do xadrez demorou para se recuperar do baque...e mesmo com Kramnik e Anand como dignos campeões mundiais - foi com Magnus Carlsen que Caíssa voltou a sorrir.
O garoto que ganhou de Karpov e empatou com Kasparov demoliu seus adversários dia após dia, torneio após torneio até se tornar primeiro colocado no ranking mundial em 01 de janeiro de 2010, passando Anand - que pouco depois recuperaria a primeira colocação.
Porém na lista de Julho de 2011 Carlsen se tornou novamente e desde então de forma definitiva - o número 1 na lista de rating da FIDE.
Desde então ele mantém na maioria das listas uma confortável dianteira para o segundo colocado, pulverizou o recorde de Kasparov, chegando a incríveis 2882 pontos em Outubro de 2014.
Desde que ganhou o título de Anand no match de Chennai em 2013 manteve-se por mais de 10 anos reinando absoluto, um degrau acima dos demais.
Mas ao mesmo tempo, nos últimos anos Magnus parecia estar menos ''confortável'' com a perspectiva de ter que se preparar meses e meses para disputar outro match - isso significava uma rotina diferente, mais treinos, menos tempo livre e jogar contra um único adversário dia após dia durante um mês praticamente.
Após vencer Nepo no último match havia prometido não disputar o match caso o vencedor e próximo adversário não fosse Firouzja e de fato a jovem promessa decepcionou e não passou nem perto de ganhar o direito de disputar o título.
Eis que hoje, 20 de Julho de 2022 Magnus deu uma entrevista dizendo categoricamente que havia conversado com seu staff, com a FIDE e também com Ian ( Nepomniachtchi) e decidido não disputar o match:
''Falei com as pessoas da minha equipe, falei com a FIDE, falei com Ian também. E a conclusão é, muito simples, que não estou motivado para jogar outro match. Simplesmente sinto que não tenho muito a ganhar, não gosto particularmente, e embora tenha certeza de que uma match seria interessante por razões históricas e tudo mais, não tenho nenhuma inclinação para jogar e eu simplesmente não vou jogar o match.''
Isso é muito desolador, porque Carlsen é claramente o melhor jogador do mundo e para quem gosta de xadrez bem jogado, assistir suas partidas é sempre um deleite.
Por outro lado existe o fator humano - são anos e anos juntando uma equipe e lutando por meses contra os melhores do mundo.
São anos e anos se testando e isso com certeza cansa.
Magnus exausto
Talvez falte um objetivo maior, ou ele começa a se preocupar com seu legado e não quer deixar o ''nível da barra'' baixar...o fato é que é um dia tão triste quanto aquele longuínquo 03 de Outubro de 2003.
Abaixo segue o vídeo onde Magnus deixa clara sua decisão: