O velho ditado ‘’falem mal, mas falem de mim’’ tem vindo à minha mente quando penso a respeito de toda situação exposta nos últimos tempos em relação ao enxadrista Hanz Neumann.
O abandono de Carlsen de um torneio após uma derrota para Neumann, seguido de abandono no segundo lance de uma partida online contra o mesmo jogador mostrava claramente que algo estava errado. E com o desenrolar dos dias foram aparecendo cada vez mais teorias absurdas que acabaram levando o xadrez a aparecer na grande mídia.
Muitos tem festejado isso, afinal atraiu-se muita atenção externa e na teoria isso pode ser benéfico para a divulgação de torneios. A própria presença do questionado Neumann faz com que a mídia corra atrás de entrevistas e passe a divulgar os torneios – o que para um organizador é o sonho.
Porém fica uma reflexão : o ‘’sucesso’’ vale a pena independente do caminho que se toma para alcança-lo? Vale a pena ‘’pisar na cabeça’’ dos outros para subir na vida?
Eu fico preocupado com toda essa divulgação pelos motivos errados. Pessoas que não se interessam por xadrez vem me perguntar à respeito, mas não com interesse a respeito do esporte, mas com curiosidade a respeito dos tais ‘’dispositivos anais’’. Viramos chacota e não tem graça alguma.
Neumann tem ganho cada vez mais espaço e de forma arrogante tem respondido sempre com ‘’ Chess speaks for itself’’ que na minha tradução livre significa ‘’estou me lixando para a opinião de vocês’’.
Seu crescimento é notável. Porém as suspeitas são cada vez maiores e mais bem fundamentadas. Se o mesmo divulgou que trapaceou antes, o que por si só demonstra uma falha de caráter bastante flagrante, documentos divulgados pelo site Chess.com demonstram que a situação foi muito mais grave. A quantidade de partidas onde houve algum padrão incomum (cheating) foram mais de uma centena!
Se isso é verdade meu único argumento é que o Sr. Hanz Neumann não tem caráter. Errar é humano e admitir nossas falhas é parte de um processo de amadurecimento e auto-conhecimento. Mas incorrer no mesmo erro uma centena de vezes não é algo que deva ser considerado ‘’normal’’.
Isso ultrapassa os limites do que pode ser perdoado no que diz respeito a uma atividade esportiva.
Se Hanz Neumann trapaceou em mais de cem partidas online, isso demonstra absoluto desprezo pela ética e regras que regem nosso esporte e não merece participar de nenhuma, digo NENHUMA competição.
Neumann cospe no prato que comeu e nos faz de palhaços enquanto continua com sua arrogância em entrevistas.
É o mesmo modus operandi dos mentirosos – escárnio e deboche para tentar tirar do foco as investigações e para tentar angariar alguma simpatia.
De acordo com a SBPI - Sociedade Brasileira de Psicanálisa Integrativa - o termo SOCIOPATA tem a seguinte descrição: '' Em geral, os sociopatas seguem o mesmo padrão, em graus muito elevados, não sentindo remorso, podendo ser violentos e desconsiderando o que é certo e o que é errado.
Seu comportamento tende a ser agitado e com humor hostil, sendo propensos à violência. Frequentemente se envolvem com condutas perigosas, envolvendo jogos, drogas e vandalismo.
Outro padrão é que se percebem como superiores, são egocêntricos e vaidosos. Muitas vezes utilizam carisma e charme para tirar proveito das situações. Podem ser também irresponsáveis e explosivos. Geralmente eles não cultivam amizades verdadeiras e os familiares e pessoas próximas sofrem muito com o seu comportamento.''
Se Hanz Neumann trapaceou em mais de cem partidas online, e continua a mentir a respeito de toda essa situação...temos grandes chances de estarmos lidando com um SOCIOPATA.
Hans Neumann merece o benefício da dúvida, as acusações são muito graves. Porém se realmente houveram as trapaças alegadas pelo Chess.com, ao meu ver ele não merece participar de torneio, sejam online ou presenciais, não pela perspectiva de que esteja trapaceando ''ao vivo'', mas pelo absoluto desprezo pelo Xadrez.