Olá à todos!
Segue um rápido recap da 2a. rodada e a posição da tabela após a 4a. rodada.
O torneio começa a esquentar pois os favoritos começam a enfrentar adversários cada vez mais fortes !
EMPARCEIRAMENTO DA 5a. RODADA
Olá à todos!
Segue um rápido recap da 2a. rodada e a posição da tabela após a 4a. rodada.
O torneio começa a esquentar pois os favoritos começam a enfrentar adversários cada vez mais fortes !
EMPARCEIRAMENTO DA 5a. RODADA
Olá à todos!
Um videozinho sobre algumas interações geométricas e entre peças...apenas para pensar um pouquinho...
Enjoy!
Da segunda rodada do torneio GrandSwiss FIDE Chesscom temos uma pequena obra prima jogada pelo GM russo Alexandr Predke.
Tal orgulhosamente assinaria!
Na partida de hoje veremos um verdadeiro espetáculo - Alexei Shirov, conhecido como Fire on Board ( Fogo no Tabuleiro ) e Judit Polgar , a maior jogadora feminina da história e simplesmente uma das maiores artistas da história do xadrez.
O torneio realizado em 1994 na Argentina era temático - todas as partidas deveriam ser jogadas utilizando a defesa Siciliana! Um torneio muito interessante e essa partida correu o mundo não apenas pelos fogos de artifício, mas por uma nova concepção idealizada e apresentada por Judit...sentem-se e boa aula!
Um dos temas estratégicos mais comuns e mais importantes é a vantagem de espaço.
O que seria vantagem de espaço? O domínio de mais espaço, de mais casas que o adversário ( bastante lógico).
E qual a principal vantagem que o domínio de espaço nos proporciona?
Em primeiro lugar temos maior facilidade em movimentar nossas peças, passar peças de um flanco para o outro, seja para defender ou atacar. Quanto mais espaço, maior liberdade de ação e maior facilidade em obter casas avançadas para nossas peças ou restringir o deslocamento das peças do adversário.
Por si só a vantagem de espaço não ganha partidas. Você usa dessa vantagem para obtenção de outras vantagens, como na partida que veremos o grande José Raul Capablanca destroçar a posição restringida do adversário obtendo ao final vantagem material e um peão passado.
Bora acompanhar a aula?
O xadrez já foi definido como esporte, arte e ciência.
Esporte porque certamente além do aspecto competitivo desgasta fisicamente e os melhores resultados só são obtidos por aqueles que além de se preocuparem com sua rotina de treinamento puramente enxadrística também se preparam para encarar verdadeiras maratonas durante partidas de várias horas. Quando o corpo cansa a mente sofre juntamente e o nível de jogo despenca.
Ciência porque o raciocínio lógico e abstrato, a capacidade de cálculo, tudo isso pode ser estudado e replicado pela ciência visando desenvolvimentos de computadores cada vez mais inteligentes e capazes de resolver problemas reais do dia a dia.
E arte...porque o senso estético e o prazer em se assistir certas partidas pode ser comparado à ouvir música, ver um bom filme, visitar um museu, enfim, tem algo que nos toca e nos sensibiliza.
A partida de hoje envolve todos esses elementos - uma preparação absurda, com uma ideia paradoxal e uma conclusão que satisfaz ao mais exigente ''paladar''.
Com vocês - O ESPÍRITO DA ÍNDIA DO REI - produzida e estrelada por Alireza Firouzja e Murali Karthikeyan.
Tomem seus lugares...que o show já vai começar!
O estudo de composições de finais é uma poderosa ferramenta para desenvolver o hábito de calcular, além de ajudar a desenvolver visão tática e o senso de ''fantasia''. Tente resolver este estudo em que as brancas jogam e ganham... não é fácil, mas é prazeiroso!
Sigam as partidas de um dos torneios mais fortes do mundo!
AO VIVO!
PARTIDAS JÁ FINALIZADAS
Existe sempre um debate sobre rating - FIDE, CBX, chess24, chess.com ou Lichess, a verdade é que sempre surgem comparações e perguntas.
Bom, com ajuda do Elo Meter você consegue aferir seu ELO estimado através da resolução de 76 posições teste.
Algumas são elementares e simples, outras bem difíceis, pois nem sempre é um lance ou golpe tático, às vezes é simplesmente um lance posicional sem ganho imediato.
A dica é : tenha bastante tempo disponível e sem interrupções, porque eu fiz uns 30 e fui almoçar...e o formulário resetou 😓
A página com os testes é http://elometer.net, se você experimentar deixe seu resultado ( terei que fazer novamente do zero e posto depois o que saiu... )
Você já parou para pensar porque jogamos as aberturas da forma que jogamos? Porque acabamos muitas vezes ''decorando'' as linhas principais e jogamos sem pensar, sem questionar, o que é sempre ruim? Qualquer bom treinador ( e jogador ) vai lhe dizer que é importante entender as idéias, o porquê de cada lance.
As chamadas ''linhas principais'' são jogadas porque teoricamente prometem ser as melhores jogadas para ambos os lados, vamos tomar por exemplo a Defesa espanhola ( ou Ruy Lopez ):
1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bb5 a6 4. Ba4
Uma opção seria a variante das trocas com 4. Bxc6 dxc6 e aqui você sabe porque não é bom 5. Cxe5 ?
Por causa de 5. ... Dd4 6. Cf3 Dxe4+ ganhando o peão de volta com vantagem para as pretas
4... Nf6 5. O-O Nxe4 6. d4 b5
E aqui porque é ruim 6... exd4 ?
Por causa de 7. Te1 d5 8. Cxd4 Bd7 9. Bxc6 bxc6 10. f3 ganhando peça
7. Bb3 d5
O que acontece depois de 7... exd4 8. Te1 d5 9. Cc3 e porque 9. ... dxc3 é ruim?
Por causa de 10. Bxd5 Bb7 11.Bxe4 Be7 12. Qe2 ganhando
8. dxe5 Be6 9. Cbd2 Cc5 10. c3 Be7
Porque 10... Cxb3 não é a linha principal?
Depois de 11. Cxb3 Be7 12. h3 a posição das brancas é superior
11. Bc2 com mínima vantagem para as brancas
Conseguiu entender a importância de estudar as linhas secundárias? Porque eventualmente seu adversário pode jogar um lance diferente...e ruim!
Na sua próxima partida, que tal pensar fora da caixa?
''Os peões são a alma do jogo'' de acordo com Phillidor... e ''peões não voltam atrás'' segundo o grande Viktor Kortchnoj... e o fato é que a peça menos valiosa no começo do jogo, aos poucos vai se tornando de suma importância.
Os peões na abertura servem para abrir espaço para as peças, para dominar o centro. No meio de jogo a estrutura de peões acaba determinando todo o contorno estratégico da partida, que ala atacar, quais peças trocar ou manter. E nos finais, meu amigo...os peões se tornam FUNDAMENTAIS. É como se fossem crescendo durante o decorrer da partida, até que no final o peão mostre sua real força, especialmente quando estão avançados.
Um bispo tem o mesmo valor e movimentação durante a partida toda, mas um peão, quando chega na oitava casa e promove...pode ser o que quiser, uma torre, um bispo, um cavalo ou uma dama. Então vou demonstrar um pouco da importância dos peões passados na fase final das partidas através de alguns exemplos:
O termo moda do título não se refere ao corte dos ternos e blazers, mas às aberturas que podem vir a serem utilizadas no match do próximo mês entre Nepo e Carlsen.
Quais são suas apostas? Eu acho que 1.e4 e5 será uma das principais linhas, mas talvez tenhamos discussões após 1.d4 Cf6 2.c4 g6 , onde a cada dia ganha mais e mais adeptos a jogada da moda '' 3.h4''.
No vídeo eu discuto uma partida bem recente onde as brancas colocaram as pretas em dificuldades e venceram a partida em 21 lances!
A cena talvez soe conhecida : você está alegremente jogando sua partidinha, controlada, tudo dentro dos conformes e do nada, DO NADA MESMO *, seu adversário acha um golpe!
O que fazer? As claras opções são: esmurrar a mesa e chamar seu oponente de moleque; chorar em silêncio no banheiro depois de estender a mão em resignação...ou lutar, se acalmar, analisar e lutar.
Sou adepto fervoroso desta última opção e acho que a longo prazo ela trará benefícios à vocês!
Segue um vídeo com uma partida onde eu levei um golpe e consegui reagir da maneira correta...enjoy!
* O ministério do Xadrez adverte: Os golpes não nascem do nada, são sempre consequência de fatores estruturais, motivos táticos e oportunidades. Aquelas combinações clássicas dos livros não são obra do acaso portanto.
Hora de tentar resolver o exercício de tática! Nesta posição crítica tentem encontrar o lance ganhador!
Brancas jogam e ganham!
Resposta no vídeo:
Olá à todos!
No vídeo de hoje trago uma rápida análise de duas partidas jogadas no torneio Meltwater 2021 - Champions Tour.
E deixo uma pergunta : Forma passa, mas a classe permanece? Será?